A Teologia do Corpo é
uma coletânea de 129 discursos que São João Paulo II fez nas suas audiências
das quartas-feiras durante o período de 1979 a 1984. É um tesouro de
profundidade teológica sobre o significado de ser homem e mulher em relação um
com o outro e em relação com Deus.
Nesse dia dos namorados,
destacamos 10 citações que são um verdadeiro tesouro para todo relacionamento entre homem e mulher:
1. Os homens e as mulheres são criados à imagem de Deus
“O ser humano,
a quem Deus criou ‘homem e mulher’, carrega a imagem divina impressa no seu
corpo “desde o princípio”; homem e mulher constituem duas formas diferentes do
humano ‘ser corpo’ na unidade daquela imagem” (2 de janeiro de 1980).
2. O homem e a mulher são feitos um para o outro
“Sozinho, o
homem não realiza totalmente esta essência [de ser pessoa]. Ele só a realiza
existindo ‘com alguém’ – e ainda mais profunda e completamente: existindo ‘para
alguém’… Comunhão das pessoas significa existir num recíproco ‘para’, numa
relação de recíproco dom” (9 de janeiro de 1980).
3. O nosso corpo nos permite tornar-nos um dom para os outros no
amor
“O corpo humano
(…) encerra ‘desde o princípio’ (…) a capacidade de exprimir o amor: aquele
amor em que o homem-pessoa se torna dom e, mediante esse dom, realiza o próprio
sentido do seu ser e existir” (16 de janeiro de 1980).
4. O corpo revela o mistério do amor de Deus pelos seres humanos
“O corpo, e só
ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Ele
foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério
escondido desde a eternidade em Deus [o amor de Deus pelo homem] e, assim, ser
seu sinal” (20 de fevereiro de 1980).
5. O casamento é a mais antiga revelação do plano de Deus
“O casamento
[é] a mais antiga revelação (e ‘manifestação’) do plano [de Deus] no mundo
criado, com a revelação e ‘manifestação’ definitiva, a revelação de que ‘Cristo
amou a Igreja e se entregou por ela’ (Ef 5, 25), conferindo ao seu amor
redentor um caráter e um sentido esponsal” (8 de setembro de 1982).
6. O casamento é a união numa só carne
“O casamento
[é] o sacramento em que o homem e a mulher, chamados a se tornar ‘uma só
carne’, participam do amor criador de Deus mesmo. E participam tanto pelo fato
de, criados à imagem de Deus, terem sido chamados em virtude desta imagem a uma
união particular (‘comunhão de pessoas’), quanto porque esta mesma união foi
desde o princípio abençoada com a bênção da fecundidade” (15 de dezembro de
1982).
7. Os maridos são chamados a amar suas esposas como Cristo ama, e
as mulheres a submeterem-se porque amam a Cristo
“O marido é
especialmente aquele que ama e a esposa é aquela que é amada. Pode-se até
arriscar a ideia de que a ‘submissão’ da esposa ao marido, entendida no
contexto de toda a passagem da carta aos efésios (Ef 5, 22-23), signifique
acima de tudo ‘experimentar o amor’. Tanto mais que esta ‘submissão’ se refere
à imagem da submissão da Igreja a Cristo, que, certamente, consiste em
experimentar o seu amor” (1º de setembro de 1982).
8. A vocação ao matrimônio exige a compreensão da Teologia do
Corpo
“Aqueles que
procuram o cumprimento da sua vocação humana e cristã no casamento, em primeiro
lugar, são chamados a fazer dessa ‘teologia do corpo’, cujo ‘princípio’ está
nos primeiros capítulos do livro do Gênesis, o conteúdo da sua vida e do seu
comportamento. O indispensável, no caminho desta vocação, é a consciência
profunda do significado do corpo, na sua masculinidade e feminilidade! Como é
necessária uma consciência precisa do significado esponsal do corpo, do seu
significado gerador!” (2 de abril de 1980).
9. A sexualidade humana é um dom de si no casamento e é
procriativa
“Porque ao
mesmo tempo ‘o ato conjugal une profundamente os esposos (…) e os torna capazes
de gerar novas vidas’, e ambas as coisas acontecem ‘por causa da sua estrutura
íntima’, segue-se que a pessoa humana (com a necessidade própria da razão, a
necessidade lógica) ‘deve’ ler contemporaneamente os ‘dois significados do ato
conjugal’ e a ‘conexão inseparável entre os dois significados do ato conjugal’.
Trata-se de ler na verdade a ‘linguagem do corpo’” (11 de julho de 1984).
10. Cristo é o modelo para o matrimônio cristão
“Cristo
manifesta o amor com que a amou [a Igreja] dando-se por ela. Aquele amor é a
imagem e, acima de tudo, o modelo do amor que o marido deve manifestar à esposa
no matrimônio, quando ambos estão submetidos um ao outro ‘no temor de Cristo’”
(25 de agosto de 1982).
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