O legado de São Bento na atração de filhos e filhas de Deus para uma opção diferenciada de vida na Igreja é vasto. São muitos os ramos que partem do carisma fundado por São Bento. Da mesma forma, muitos são os que se abrigam debaixo da Regra Beneditina que, não só para os monges, mas também para diversos cristãos que se identificam com esta espiritualidade, tornou-se um projeto de vida.
A Comunidade Encontro também faz parte da Família Beneditina espalhada no mundo, uma vez que a espiritualidade de São Bento, abade, fecunda o Carisma Encontro com abundantes dons. Características muito determinantes na forma de vida do Membro da Comunidade Encontro estão arraigadas no Carisma Beneditino.
De que forma, então, a espiritualidade beneditina inspira a Comunidade Encontro a viver? Quais características de São Bento e do tesouro monástico deixado por ele podem ser identificados na Obra Encontro?
- "Ora et Labora" é um lema da vida no mosteiro. São Bento orienta a que os monges não tenham tempo ocioso mas que dividam as horas do seu dia em oração e trabalho. Todo o trabalho é feito para a glória de Deus.
- Amor e preservação da Tradição da Igreja: Defesa da fé e da verdade. Renúncia aos ídolos.
- Zelo, obediência, temor a Deus, justiça, lealdade e verdade para com as coisas de Deus.
- Confiança na Providência Divina: Acreditar nos caminhos que se abrem a cada dia nos quais o próprio Deus sustenta os seus filhos e não lhes deixa faltar nada.
- Silêncio, escuta, oração: busca de uma vida contemplativa e de abandono nas mãos de Deus na oração.
- Oje: Uma oração antiga na Igreja que invoca São Bento e também consiste no reconhecimento do próprio pecado e da grandeza de Jesus
- Cristocentrismo: a primazia de Cristo, Ele como centro de tudo e a importância inquestionável da vida de oração, a experiência concreta com o Senhor a cada dia.
- Salmodia, louvor: Os salmos, em sua maioria louvores a Deus, são grande fonte de graça na nossa vida e abrem o coração para os caminhos divinos.
- Combate ao mal: certeza de um mundo espiritual que nos rodeia e a coragem de enfrentar o inimigo de forma concreta, começando sempre por cada um de nós, fechando as brechas pelas quais o mal vai avançando.
- Amor misericordioso, paternidade, caridade fraterna: profundo amor aos irmãos e à vida em Comunidade numa constante festa em que celebramos o ENCONTRO de cada instante.
- Estabilidade: os monges Beneditinos fazem voto de estabilidade que consiste em permanecer até a sua morte naquela mesma comunidade religiosa. Essa opção inspira a vida da Comunidade Encontro que entende ser pra sempre, perpétuo e definitivo o compromisso firmado com Deus. Sem reduções, sem negociações. Tudo e sempre, tendo Deus e sua vontade como nosso ABSOLUTO.
Celebrar São Bento é alegrar-nos com sua vida carregada de boas obras, é reconhecer que temos um Pai piedoso a interceder por nós junto a Deus, é perceber que sua vida e obra nos inspiram a viver nossa Regra e nossa Vocação, é sentir-se parte de uma grande Família Beneditina espalhada pelo mundo e deixar vibrar o coração nesta mesma sintonia. Que alegria! Celebrar nosso baluarte São Bento é poder gritar a todos, em festa, que sim: "Somos filhos de São Bento"!
Venerado seja ó glorioso São Bento!
Fernanda Rosetti - Cofundadora da Comunidade Encontro
Comentários