Oje - Um estado permanente de vida
Às vezes nos ocupamos mais com a intenção do OJE do que com a própria oração, que pode acabar saindo no automático. Grande graça estamos perdendo: aquela de unir a consciência e reflexão à força que já é própria da oração.
O OJE quer desenvolver em nós um constante estado de humildade e abertura, um estado permanente de vida, até o ponto de a jaculatória "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, tem piedade de mim pecador" se tornar parte constituinte de nossa própria vida, algo que já não conseguimos separar de nossos traços, nossa personalidade e jeito de ser, tamanho grau que a virtude nos elevou. Pelo OJE seremos capazes de vencer a soberba, o orgulho, a vaidade, a força das justificativas e, mais do que vencê-los, nós nos tornaremos aquilo pelo qual rezamos e a misericórdia nos forjará na luta contra o pecado, o mundo, a carne e o inimigo.
O publicano no limiar do Templo (cf. Lc 18, 9-14) implora que o Senhor lhe tenha piedade, pois não é digno de entrar, mas prefere estar ali do que em qualquer outro lugar (cf. Salmo 83). É miserável de si, mas pleno de Deus. O suplicante, que somos cada um de nós que rezamos o OJE, abre e fere o coração pro Senhor e pelo Senhor e nessa experiência, mortificando-se a si mesmos, abandonando-se a si mesmos, renunciando a tudo que afasta de Deus, vão, pouco a pouco, batida por batida do coração, alcançando a misericórdia divina e é ela, portanto, quem sustenta. Este é um dos grandes segredos da Oração de Jesus: assemelhar-se a Ele na humildade, pobreza, porque foi ele quem, antes, desejou assemelhar-se a nós (cf Fil 2, 6-8) exceto no pecado e é justamente por isso que Ele pode vencê-lo em nós.
Não podemos mensurar tamanha riqueza que é o OJE em nossas vidas! Um tesouro espiritual que deve ser experimentado com profundo respeito e intensamente.
Como rezar?
• Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
“A Cruz Sagrada seja a nossa luz, não seja o dragão o nosso guia. Retira-te, satanás! Nunca nos aconselhes coisas vãs. É mau o que nos ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno!”
• “A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno!”
• Oferecimento
• 100 jaculatórias (rezamos nas contas da Ave-Maria, por 2 duas vezes, concluindo assim as 100 jaculatórias): "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, tem piedade de mim pecador."
• Finalização: Caso você esteja rezando com alguém, imponha as mãos sobre ele ministrando o que vier ao seu coração no momento: "Eu te abençoo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e em nome de Jesus eu ministro sobre você a alegria." (Ex.: Alegria, santidade, amor, conversão...). Se estiver rezando sozinho, ministre sobre você mesmo, (eu me abençoo...).
Santos Encontros com Deus, Deus te abençoe!
Fernanda Rosetti
Cofundadora da Com. Encontro
Comentários