"Símbolo de vida e de ressurreição, os ramos são portadores de bem, mais que de sorte. São colocados nas casas, enfeitam os crucifixos: fazem Jesus ressuscitado entrar nos lares."
Temos nos deparado diariamente com uma realidade assustadora em nossos dias atuais. Os dias estão difíceis e muitos se encontram com a fé abalada por conta disso. Por vezes nos perguntamos o que fazer diante disso? Como nos comportarmos em relação a nossa fé?Quanta dúvida tem passado em nossos pensamentos, quantos questionamentos, quanta sensação de impotência, quanta dor diante do que temos vivenciado.
Mais uma vez neste ano, viveremos um Domingo de Ramos de forma diferente. Mas nós ainda podemos tomar uma nova postura diante dessa situação. O mundo chora e se desespera, perde a fé e nós precisamos permanecer firmes diante das dificuldades.
O Domingo de Ramos é a entrada solene de Jesus em Jerusalém, que marca o começo da Semana Santa e prepara os cristãos para reviver a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Os ramos, abençoados nesse dia, são o sinal da vitória da vida sobre a morte e o pecado.
Se é um dia de comemorarmos a vitória de Cristo, precisamos celebrar com alegria, com louvor, gratidão, entrega e de forma especial neste ano, com uma esperança ainda maior que todas as dificuldades que estamos vivendo atualmente, passarão, Cristo é maior que tudo isso, e seu nome precisa ser louvado, anunciado, proclamado.
Todos os anos, a passagem evangélica da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém dá todo o sentido à bênção dos ramos. Revivem-se os momentos em que a multidão acolhe Jesus na cidade de Davi, “cidade símbolo da humanidade”, como um rei, como o Messias esperado há séculos. Aclamam Jesus, dizendo: “Bendito é aquele que vem em nome do Senhor” e “Hosana” (em hebraico, este termo significa “Salvai-nos!” e se tornou uma exclamação de triunfo, alegria e confiança).
Jesus é um Rei de paz, humildade e amor. Ele se apresenta à multidão montado em um jumentinho. Diante disso, acreditando e tomando cada vez mais consciência que aquele que é Deus se fez homem para chegar até nós, precisamos renovar nossas esperanças no Deus Santo de Israel, que veio para salvar o seu povo e que não abandona os seus. Mesmo diante de uma situação que abala o mundo todo, a celebração do Domingo de Ramos precisa ser vivida de forma nova, com muita alegria, gratidão e com a intenção de renovarmos a nossa fé naquele que tudo pode transformar, é dia de proclamarmos: "Jesus Cristo é o Senhor, Hosana ao filho de Davi!".
Comentários