O que poderia o corpo humano ter a ver com os artigos do Credo cristão? Questionar o significado do corpo nos inicia em uma jornada entusiasmante que, se for mantida, nos leva do corpo ao mistério da diferença sexual; do mistério da diferença sexual ao mistério da comunhão em "uma só carne"; da comunhão em "uma só carne ao mistério da comunhão de Cristo com a Igreja; e da comunhão de Cristo com a Igreja ao maior mistério de todos: a eterna comunhão encontrada em Deus, entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É disso que falam os artigos do Credo.
O corpo não é apenas biológico. O corpo, como São João Paulo II desvela em grande detalhe, é também teológico. Ele conta uma impressionante história divina. E faz isso precisamente por meio do mistério da diferença sexual e do chamado dos dois a se tornarem uma só carne". Isso significa que sexo não se refere somente a sexo. A forma como compreendemos e expressamos nossa sexualidade aponta para nossas mais profundas convicções sobre quem nós somos, quem é Deus, o significado do amor, o ordenamento da sociedade e, por fim, o mistério do universo. Logo, a TdC de São João Paulo II é muito mais que uma reflexão sobre sexo e amor conjugal. Por meio deles, leva-nos à redescoberta do significado de toda a existência...do significado da vida” (TdC 46,6).Cristo ensina que o sentido da vida está em amar como Ele ama (cf. Jo 15,12). Um dos principais insights de São João Paulo II é que Deus inscreveu esta vocação, de amar como Ele ama, exatamente em nossos corpos ao nos criar homem e mulher, e chamar os dois a tornarem-se "uma só carne” (cf. Gn 2,24). Longe de ser uma nota de rodapé na vida cristã, o modo como compreendemos o corpo e a relação sexual "se relaciona com toda a Bíblia” (TDC 69,8). Ele nos lança na "perspectiva do Evangelho inteiro, de todo o ensinamento, mesmo de toda a missão de Cristo" (TDC 49,3).
A missão de Cristo é restaurar a ordem do amor em um mundo seriamente distorcido pelo pecado. E a união dos sexos, como sempre, está na base da "ordem humana do amor". Portanto, o que aprendemos na TDC de São João Paulo II é obviamente "importante no que se refere ao matrimônio". Entretanto, é "igualmente essencial e válida para a hermenêutica do homem em geral, para o problema fundamental da compreensão deste e da autocompreensão de seu ser no mundo"(TDC 102,5).
Você está buscando o sentido da vida? Você está buscando compreender as questões fundamentais da existência? Nossos corpos contam a história. Mas nós devemos aprender a "ler" esta história adequadamente, e isto não é fácil. Um grande número de obstáculos, preconceitos e medos podem nos tirar do trilho enquanto buscamos entrar no "grande mistério" da nossa corporeidade como homem e mulher. Para as pessoas religiosas, a tentação mais comum é a de rejeitar o corpo como "não-espiritual”.
Fonte: Teologia do Corpo para iniciantes - Christopher West
Comentários