Quando viemos de uma realidade dispersa, agitada, barulhenta como é o mundo em que vivemos, a dificuldade de concentrar para orar bem é inevitável. No início desse processo é preciso dominar os sentidos: a mente, a fala, o corpo, o sentimento. E dominá-los quer dizer FAZÊ-LOS PARTICIPAR DA ORAÇÃO. Como?
1) A mente se submeter à oração quando quem ora começa a pensar e raciocinar sobre Deus, um trecho bíblico, uma fala de santo. (oração mental)
2) A fala se submete à oração quando quem ora faz oração vocal, ou seja, começa a falar, a se dirigir diretamente ao Senhor como se estivesse conversando com um amigo.
3) O corpo se submete à oração quando quem ora dispõe-se corporalmente a rezar erguendo os braços, fechando os olhos, escrevendo em um diário espiritual, prostrando-se, ajoelhando-se, respirando fundo...
4) O sentimento se submete à oração quando quem ora diz pra Deus a exata forma como se sente naquele momento: angustiado, nervoso, animado, esperançoso e, a partir dessa bagunça emocional que muitas vezes somos nós, percebemos que ao expressar os sentimentos, eles vão se ordenando dentro de nós e cooperando com o ato de orar.
Constância!
A medida que os sentidos vão sendo dominados, se torna mais rara a distração.
Fernanda Rosetti
Cofundadora da Com. Encontro
Comentários