"Meu inimigo não é o irmão / Não devo odiar a ninguém / Nem estou aqui pra disputar / Só porque não caminhamos do mesmo jeito"
Esse é o refrão da música "Muito prazer em te conhecer" composta por nosso fundador Clayton que estará no álbum do Ministério Encontro "Entardecer". E ela nos impulsiona a, justamente, amar os irmãos, mesmo com todas as diferenças culturais, religiosas ou de apenas na convivência. "Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares" (Ef 6, 12).
A Comunidade Encontro, como nosso próprio nome já diz, é essa promotora do ENCONTRO, seja ele em qual ocasião e situação forem necessárias, nós nascemos para encontrar. Graças a Deus, o mesmo Espírito que suscitou no coração do nosso fundador esse carisma tão apaixonante é o mesmo que conduz a Santa Igreja pastoreada por Papa Francisco que em Maio desse ano (2016) disse numa audiência privada com pastores pentecostais do mundo todo:
"O Espírito Santo cria diversidade na Igreja. A diversidade é bela, mas o próprio Espírito Santo também cria unidade, para que a Igreja esteja unida na diversidade: para usar uma palavra bonita, uma diversidade reconciliadora”.
Na ocasião citada acima, Francisco se reuniu com a comunidade de pentecostais da cidade ao norte de Nápoles e com 350 protestantes vindos de diversas as partes do mundo. O grupo era guiado pelo Pastor Giovanni Traettino, cuja comunidade “Igreja Pentecostal da Reconciliação, em Caserta, foi visitada pelo Papa Francisco em 28 de julho de 2014.
O encontro - realizado numa das salas do complexo projetado por Pierluigi Nervi para as audiências papais - foi caracterizado por uma viva cordialidade e espírito de oração pela unidade. Foram os próprios pastores que manifestaram o desejo de encontrar Francisco. O Papa estava acompanhado pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.
A visita do Papa Francisco ao Pastor em 2014 foi considerada histórica, por ser a primeira vez que um Papa viaja do Vaticano para se encontrar com um pastor protestante.
“Entre as pessoas que perseguiram os pentecostais também houve católicos, disse Bergoglio na ocasião. Eu sou o pastor dos católicos e peço perdão por aqueles irmãos e irmãs católicos que não compreenderam e foram tentados pelo diabo”.
Não pensemos que a luta pela unidade e ecumenismo cabe apenas ao Santo Padre, mas como ovelhas devemos obedecer as suas cajadadas que nos ensinam a amar. "A começar em nós" para depois mudarmos o restante do mundo.
Aqui no Brasil, em Junho ocorreu nos estúdios da TV Século 21 a gravação do DVD "Somos Um", um projeto que deseja promover a unidade dos cristãos. Além do cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta, do Rio de Janeiro, e do Pe Douglas Pinheiro (assessor para o diálogo ecumênico da Diocese de Osasco), participam os cantores católicos como Tony Allyson e Olívia Ferreira, entre outros. Também participa os cantores evangélicos Pr Asaph Borba e o Pr Bené Gomes.
O idealizador do projeto é Izaías Carneiro, fundador da Comunidade Coração Novo, do Rio de Janeiro. Ele trabalha há 25 anos com a Equipe de Serviço do Encontro de Cristãos em Busca da Unidade e da Santidade (ENCRISTUS). O DVD recebeu o apoio da CNBB por meio de seu representante, Dom Francisco Biasin, e do idealizador e fundador da Comunidade Canção Nova, o Monsenhor Jonas Abib.A Rede 21 disse ainda que seu objetivo é levar adiante o pedido que o papa Francisco faz à Igreja, “de pensar como família, preservando – cada um – a sua identidade e colhendo os frutos da diversidade, pela mística do amor, o qual tudo reconcilia”.
"O Caminho é um só, as dificuldades são as mesmas. / Somos todos chamados pelo nome / Vivemos em um mesmo chão / Numa mesma esperança de chegar ao céu / Por isso muito prazer em te conhecer!"
Referências:
Rádio Vaticana e Rede Século 21
Rádio Vaticana e Rede Século 21
Comentários