"Busque a Jesus em todas as coisas, e sempre achará a Jesus. Se buscares a si mesmo, também se achará, mas para sua ruína.
Bem aventurado o que conhece o que é amar a Jesus e desprezar-se de si mesmo por amor a Jesus.
Arrastados pelos encantos das coisas sensíveis, procuramos nosso bem nas criaturas bem nas criaturas que nos fogem e desaparecem como sombras. Queremos amar e sermos amados; e afastamo-nos da fonte do verdadeiro amor, do amor infinito.
Amemos a Jesus de coração aberto, a Ele só demos nosso coração; amemo-Lo como Ele nos ama e quer ser amado. 'A medida para amar a Jesus, diz são Bernardo, é ama-Lo sem medida'.
Infeliz aquele que prefere outra coisa! Seus desejos levam-nos pelos caminhos de perdição.
Oh! Meu divino Salvador, amor de minha alma, reinai nela; apagai em meu coração o fogo profano para que só a Vós ame, em Vos amar me deleita e por Vosso amor mereça a felicidade eterna." (Trecho do livro Imitação de Cristo. Livro II, capítulo VII).
Imitar a Cristo é fazer tudo com Cristo, por Cristo e em Cristo.
É em Cristo que sou, é em Cristo que eu faço. Tudo se faz em Cristo, se gera em Cristo, acontece em Cristo.
Se prestarmos muita atenção na vida verdadeira de oração, aquela que nos chama ao silêncio, a uma profunda meditação, não tendo medo de olhar para dentro de si, de analisar as próprias atitudes, nós poderemos identificar profunda e claramente se tudo o que fazemos, pensamos, sentimos é de fato por Cristo, com Cristo e em Cristo. Porém, se em nossa vida cotidiana tudo fizermos por Cristo, com Cristo e em Cristo, torna-se impossível não sermos santos e não agradarmos a Deus, porque Cristo em tudo agradou o Pai.
Para chegar a esse ponto de termos a certeza que estamos vivendo por Ele, com Ele e n’Ele, precisamos de uma vida intensa de uma oração boa e frutuosa, de meditação, silêncio, de realmente parar, mergulhar na pessoa do Cristo, tendo-O como centro em minha vida, como objeto dos meus pensamentos, meu alvo, minha busca diária, a minha imitação de vida, e assim eu serei todo por Cristo, com Cristo e em Cristo.
Tudo parte do Senhor, tudo começa e termina n’Ele.
É em Cristo que sou, é em Cristo que eu faço. Tudo se faz em Cristo. Tudo gera em Cristo, Tudo acontece em Cristo. A vida se vive em Cristo. Olhe para Cristo, viva para Cristo. Beba Cristo. Alimente-se do Cristo e será odre novo, será vestido de vestes novas. E verdadeiramente agradará o Pai.
Imitar a Cristo é dizer com a própria vida: “O meu alimento é fazer a vontade do Pai”. Você é objeto do amor do Pai, objeto das alegrias celestiais. Sendo imitador de Cristo você fará coisas iguais e até maiores que Ele, mas em nome d’Ele. As graças lhe acompanharão. E como o mundo necessita disso, de quem o ame, de quem fale de Seu amor, fale da verdade, de quem o revele como Pai.
Isso deveria nos despertar de tal forma ao ponto do primeiro passo ser de reconhecer que não conhecemos o Senhor como devemos, que não vivemos em Cristo como deveríamos. É preciso entrar numa jornada determinada a irmos ao ENCONTRO de Cristo até estarmos de todo coração em Sua sintonia, de sentirmos o que o Seu coração sente, desejando o que o Seu coração quer, amando como Ele ama, determinados a não voltar atrás, determinados a irmos em busca de Cristo dentro de nós mesmos.
Homilia - Clayton B. Antar
sobre Imitação de Cristo.
Comentários