Talvez um dos nossos grandes desafios seja perdoar àqueles que nos feriram, machucaram com atitudes, omissões, agressões verbais e até mesmo físicas. A dor que fica em nosso coração muitas vezes é grande demais, com frequência fecha o nosso coração para o amor. Não só com aquele que nos atacou, mas também em relação a todas as outras pessoas, passo a desconfiar, não quero me entregar para ser maltratado novamente. Mas nosso coração ferido pode ser curado, pois acima de qualquer injúria está a misericórdia de Deus, que nos perdoa infinitamente perdoa igualmente meus agressores.
Por que perdoar? Primeiramente, porque é isso que Deus faz com cada um que peca e se arrepende:
Ou seja, se Ele acolhe a todos, minha primeira tarefa é compreender que a misericórdia de Deus alcança a todos e pode tanto me curar quanto levar ao arrependimento os meus agressores. Lembre-se das palavras de Jesus ao ser crucificado: "Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem". (Lc 23, 34). Esse já é um grande motivo para sermos misericordiosos, como nosso Deus é misericordioso. Aquele que fere também sofre com o próprio mal que faz. Podemos pensar também quantas pessoas precisam ser compreensivas, pacientes e misericordiosas conosco, quando agimos mal e falhamos com os que amamos.
Como perdoar? Aqui está o grande segredo do cristão, que deseja do fundo do seu coração viver o Evangelho, que nos manda amar uns aos outros, como o próprio Jesus nos amou (cf. Jo 13, 34): A oração. Essa é a nossa grande arma, rezar! O Pai nosso pode ser um grande começo para essa libertação, principalmente o trecho "perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". A oração insistente, pedindo a Deus a graça de superar a dor de todo mal causado por uma ou mais pessoas com certeza é sempre ouvida por Deus, que "não recusa os seus bens àqueles que caminham na inocência" (Sl 83,12) e crer que Ele fará esse grande prodígio de nos emprestar seu coração e assim sermos capazes de amar livremente, como Deus mesmo ama cada um de seus filhos.
Faça isso hoje! A sensação de liberdade é tão grande e forte que não vale a pena deixar para amanhã para experimentá-la. Confie em Cristo! "Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível." (Mt 19, 26) nos diz o próprio Senhor. Ele está do seu lado, querendo dar-te esse presente, a graça de perdoar, amar e ser feliz pro resto da vida e vencer todos os desafios, na liberdade daqueles que se decidem pela vida, pelo perdão e pela santidade.
Comentários