"Ó humilde e fraterno e irmão de Assis, ajude-nos a alegrar o dia de nossos irmãos e da humanidade, levando-nos a fazer de nossas vidas uma linda canção de amor e louvor ao Criador. Que o amor fraterno seja para nós a força que nos impulsiona para irmos ao encontro dos irmãos e nos leva a servir a todos com verdadeira alegria. São Francisco de Assis, tu que trouxeste em teu corpo os estigmas que recebeste do Salvador, intercede por nós junto a Cristo, Nosso Senhor para que imitando-o em tudo, possamos trazer em nós as marcas do amor e dediquemo-nos com profunda caridade a socorrer o próximo nas suas diversas formas de pobreza. Amém."
São Francisco de Assis, rogai por nós!
São Francisco de Assis, um dos baluartes da Comunidade Encontro.
- Qual a sua contribuição para nossa vocação?
- Como sua vida nos ensina a ser ENCONTRO?
- Como, a partir de seu carisma franciscano, entendemos o Carisma Encontro?
- Como é nossa relação de amizade?
Entenda o que o Santo da Paz agrega ao SER ENCONTRO:
- Adorar a Jesus Eucarístico: Estar diante de Jesus, do Santíssimo Sacramento dizendo "Meu Deus, meu Tudo". Uma busca incessante de que a vida seja tomada e possuída por Deus como a de São Francisco foi.
- A construção de um reino invisível: O amor, a entrega, a serenidade, o sim, a compreensão, a maternidade, são dons que auxiliam a construir a comunidade. Uma espiritualidade ao nível invisível.
- Morte para si mesmo: Renúncia de si, humildade, docilidade, mansidão, são virtudes que motivam na caminhada e São Francisco convida a estar na cruz, para estar enfermo de amor, para ser doce, para imitar a Cristo em tudo, para despertar o amor esponsal.
- Zelo pela união: Ser sempre fraterno, promover sempre a força do perdão e da reconciliação. O que posso fazer para preservar o encontro, a união, a fraternidade? Em tudo defender o ENCONTRO, em qualquer parte, situação, momento.
- Vencer a Ira: O amor sempre vence. Em tudo conseguir vencer a ira e toda resistência ou barreira que impeça o cumprimento da Palavra de Deus.
- Ser um apaixonado por Deus: Lembrar de São Francisco é como abrir uma chaga constantemente para nunca se esquecer de buscar o Senhor. Dessa forma se está constantemente apaixonado. Aproveitar as chagas do Senhor. Meditação profunda de sua paixão, desejo de "sair de si".
- Amar os irmãos: Nada é capaz de nos unir mais do que o amor fraterno. Dessa forma não vou desencontrar-me com o irmão. O amor fraterno é capaz de vencer quaisquer forças de divisão e separação. É o alimento do encontro.
- Combater rótulos, títulos, glórias ou quaisquer honras na vocação;
- Ser instrumento constante de alegria. Transbordar da felicidade do encontro para o mundo;
- Tornar a vida uma arte, revelar Deus através dela;
- Louvar sempre a Deus, salmodia e gratidão constantes;
- Deixar cair por terra toda a má vontade, lentidão, morosidade, cansaço, deixar-se conduzir pela alegria de servir;
- Vencer o mundo nunca com as armas mas sempre com a força da PAZ;
São Francisco imprime na Comunidade Encontro todas as marcas do crucificado. Sejamos Cristos no meio do mundo. Nossa vida revele a loucura da cruz e o amor-doação revelado em suas chagas. Que sejamos capazes de reconhecer no irmão sua grande riqueza e dignidade e empenhemo-nos totalmente para não feri-lo;
São Francisco nos ensina que estaremos quase sem medo e desapegados de tudo quando pudermos transbordar a todos da experiência com Deus e alimentar os pobres e famintos em suas diversas formas de pobreza e fome.
São Francisco torna-se um grande amigo e essa relação de amizade vai se estreitando a medida que ele ensina a poesia do amor escrita com a vida e nela podemos progredir.
Esta é, portanto, a contribuição de São Francisco de Assis para o Carisma Encontro.
(Texto retirado de uma pregação feita por Clayton, fundador da Comunidade Encontro)
Comentários